sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dinastia Nintendo

Os Mestres do Jogo (David Sheff), livro citado no meu post anterior é o tema que gostaria de tratar agora. Este livro fez parte da minha leitura nas férias, estava na fila aguardando o melhor momento. Pensei inicialmente em fazer um review do livro, mas já existe um muito bom aqui. Então vou tentar dizer em poucas palavras o que mais me chamou a atenção nesse clássico "fascinante, com lugar garantido nas melhores bibliotecas de administração".

Pouca gente, realmente, conhece a Nintendo. Apesar de ser uma grande marca, de sua abrangência mundial e de muitos terem crescido comprando os seus produtos, ainda assim, ela é bastante desconhecida em termos de empresa, trajetória, competência, valores e dinheiro, muito dinheiro como eu nunca pude imaginar.

Trajetória e História

A Nintendo é muito mais antiga do que a grande maioria das empresas de tecnologia da atualidade, 1889. O computador e a internet estavam longe de serem inventados, assim como os videogames. De qualquer forma, há mais de um século nascia uma pequena e modesta empresa de entretenimento, cujo principal negócio era fazer cartas de um baralho japonês. Gerações mais tarde a Nintendo entraria no que se tornara uma forte indústria, a indústria dos brinquedos. Passando a contar com pessoas criativas e tirando proveito de mentes brilhantes, começou a desenvolver brinquedos que se tornariam sucesso em todo o Japão. Após a guerra e outros eventos, a empresa passou por várias dificuldades até que Hiroshi Yamauchi, que foi o número 1 da empresa até pouco tempo, assumisse o controle. Sua trajetória é inigualável e seu crescimento, sem precedentes:

  • Em 1991, suplantou a Toyota, tornando-se uma das empresas mais lucrativas do mundo e a primeira em crescimento potencial
  • Em 1992, obteve 80% dos 5.3 bilhões de dólares da indústria do videogame nos Estados Unidos
  • Em 1993, se posicionava para dominar agressivamente a multimídia e as redes de comunicações mundiais
Pouca gente sabe que a Nintendo incomodou as maiores empresas do mundo nas mais diferentes áreas, deixou várias vítimas pelo caminho e abriu passagem pelo Estados Unidos em meio a uma forte tensão entre os dois países.

Empresa e Tamanho

A Nintendo não inovou apenas com o Nintendo o Wii, como pensam alguns. A empresa tem uma vasta lista de softwares, serviços, produtos e modelos de negócio que mudaram o curso da história na indústria de tecnologia bem como no mundo dos negócios:

  • Foi a primeira empresa a descobrir a indústria do software, o seu videogame o Famicon (Family Computer) teria um custo muito baixo para o hardware da época. A Nintendo levou seu dispositivo às massas para na verdade lucrar com o software, seus jogos
  • Foi a primeira empresa a possibilitar que serviços como, compra e venda de ações fossem feitas on-line. Sim, o Famicon era um computador que podia se conectar a serviços através de um modem
  • Foi a primeira empresa a colocar DRM (Digital Rights Manegement) em seus produtos. Seus cartuchos continham um chip com um código especial que era validado pelo console, várias foram as tentativas de quebrá-lo, o que ocasionou em um verdadeiro duelo de titãs entre a Nintendo e uma subsidiária da Atari.
A empresa tem eficiência e lucro invejáveis. Em 1991, por exemplo, com 850 funcionários apenas, a Nintendo faturava 1,5 milhão de dólares por empregado. Nesse mesmo ano, a Sony, com 50 mil funcionários, lucrou 400 milhões de dólares a menos do que a Nintendo. 

Valores e Pessoas

Muito das táticas e grandes empreitadas de sucesso da companhia vinham do aguçado faro de Hiroshi Yamauchi, e em menor escala do seu genro e presidente da NOA (Nintendo Of America), Minoru Arakawa. Por causa do espetacular senso de sucesso e mercado, e da incrível habilidade de se cercar de pessoas competentes, o grande líder da Nintendo conseguiu trazer e manter as melhores mentes da indústria da computação e eletrônica:

  • Gunpei Yokoi foi o gênio por trás do Game Boy, o primeiro videogame portátil de estrondoso sucesso e milhões de venda, e de inúmeros bons títulos como Metroid e Mother Brain
  • Masayuki Uemura foi o responsável pelo hardware Nintendo. A sua equipe desenvolveu também os periféricos, incluindo o Communications Adapter para a Rede Nintendo
  • Genyo Takeda realizou o grandioso feito de utilizar memória RAM junto com a memória criada pelo seu grupo, a UNROM. Nada mais óbvio utilizar RAM hoje em dia para guardar informações temporárias, mas naquela época isso foi uma grande revolução que possibilitou um salto na qualidade dos jogos
  • Por fim, não menos importante, Shigeru Miyamoto, o pai de um dos maiores ícones de todos os tempos, Mario. A figura do Mario maculou um dos maiores patrimônios dos Americanos. O que é mais americano do que o Mickey? Após o Mario as crianças fizeram mudar a reposta à essa pergunta.
A Nintendo deteve a hegemonia na indústria dos videogames e em muitas outras áreas na indústria da computação e entretenimento durante os anos 80 e 90, após algumas vaciladas chegou a perder imensa fatia de mercado na virada do século. Não há qualquer sinal porém de que ela esteja conformada com todo o seu sucesso do passado. O Nintendo Wii já vendeu mais de 24 milhões de unidades desde o seu lançamento, mais de 2 milhões só no mês de ações de graças nos Estados Unidos. Acredito que a Dinastia Nintendo ainda vai, para nossa alegria, se perpetuar por um bom tempo.

[]'s
Zz.