quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lean



Você sabe o que é Lean? Já ouviu falar do Modelo Lean de Produção ou Manufatura? Ok, talvez você provavelmente já tenha ouvido falar do Modelo Toyota de Produção. Sim? Então você sabe o que é Lean. Não? Pois não perca a chance de aprender um pouco sobre o tema com um verdadeiro praticante do Lean com mais de 20 anos de experiência em manufatura, dos quais grande parte foram no chão de fábrica da Toyota Manufacturing Canada, ou TMMC.

O livro é o Produção Lean Simplificada, tradução do original Lean Production Simplified. O autor é o Pascal Dennis, que conseguiu escrever de forma prática e direta sobre Lean, trazendo diversos conceitos às vezes difíceis de compreender para a prática do cotidiano.

O pensamento Lean nasceu em meados de 1950, quando Eiji Toyoda e Taiichi Ohno chegaram a conclusão que a produção em massa não funcionaria no Japão e concluíram também que "existem algumas possibilidades para melhorar o sistema de produção". Tudo o que eles desenvolveram a partir destas conclusões é o que trata o livro.

É praticamente impossível definir de forma objetiva o que é Lean. Ele pode ser considerado um conceito, mas não existe uma definição. Pode ser considerado um conjunto de práticas, porém não há manuais ou certificados - como ISO ou CMM. Para muitos isto pode vir a ser uma barreira, pois não compreender completamente algo, é sinal que não estamos maduros o suficiente para adotá-lo, especialmente dentro de uma empresa ou chão de fábrica. É aí que entra a beleza da coisa, Lean não está nos processos, não está nos modelos, não está nos manuais. É dentro da cultura de uma organização que o Lean mostra o seu poder, somos levados a um modo de pensar mais efetivo, mais humano, buscando a perfeição, mesmo sabendo que não se pode encontrá-la.

Lean numa casca de noz:
  • Foco no cliente. Não produza nada que o cliente não tenha pedido
  • 7 Desperdícios (Movimento, Espera, Transporte, Correção, Excesso de Processamento, Excesso de Produção e Estoque). Diminuir continuamente cada um destes deperdícios
  • Equilíbrio, estabilidade e padronização. São 3 componentes muito importantes para a eficiência dos processos
  • Just-in-Time (JIT). Aqui entram os conceitos de Kanban e nivelamento da produção, que ajudam a manter o estoque em níveis reais e o foco no cliente.
  • Jidoka. Identificar e conter os defeitos rapidamente.
    "Pare a produção para que produção nunca tenha que parar" (provérbio da Toyota)
  • Envolvimento. As pessoas são estimuladas a identificar, propôr e implementar melhorias diariamente
  • Hoshin. Planejamento em camadas que compartilha a visão da empresa em todos os níveis
  • Cultura. A disciplina da prática diária que acontece de forma intensa mas sem o peso da imposição

O pensamento e a cultura Lean dentro de qualquer ambiente, tornam-se um ciclo virtuoso que traz resultados expressivos em muito pouco tempo.
"Sugerir é criar. Definir é destruir."
Garcia Lorca

Boa leitura!
[]'s
George.