domingo, 23 de novembro de 2008

Avaliação de Desempenho e a Procrastinação

Já faz alguns dias que não escrevo nada... E o pior é que não estou só falando no blog. Vocês podem achar estranho, mas descobri a pouco que procrastinação ("deixar para depois") tem tudo a ver com essa fase do ano.
  • Tenho pensado em escrever novamente no blog já faz vários dias... fui deixando.
  • Tenho que melhorar o layout do blog já faz várias semanas.
  • Tenho que visitar um amigo que acabou de virar papai... fui deixando (daqui a pouco a criança vai estar caminhando... droga, nem sei se o presente ainda serve).
  • Alguém aí já comprou os presentes de Natal?
Atire a primeira pedra quem nunca deixou para amanhã o que facilmente poderia ter feito hoje.
E o que eu deveria estar fazendo agora? É, isso aí, a primeira parte do título desse post, minha auto-avaliação de desempenho deste ano de trabalho, e também uma meia dúzia de avaliações de meus coelgas. Mas deixei para depois para poder escrever esse post.

Talvez vocês não tenham isso onde vocês trabalham. Mas a empresa onde estou agora tem um conceito forte de avaliação por mérito, progressão funcional baseada em performance (desempenho), auto-avaliação anual faz parte desse processo. Então, basicamente, estamos também falando em $, ou seja, sim, eu deveria estar me dedicando a esta auto-avaliação.

Falando um pouco mais dessa história de avaliação de performance.
No início do ano temos que fazer um plano com objetivos que pretendemos cumprir ao longo de todo o ano. Nesta época temos que descrever quais objetivos completamos e quais não, as razões e porquês e como conseguimos os bons resultados. Muitas empresas fazem dessa forma.
Eu acabo sempre deixando para a última semana, falta de organização eu acho. Mas o ideal é estarmos constantemente avaliando os objetivos e anotando o progresso e conquistas para cada um deles. Assim, no final só será preciso fazer uma revisão do que já foi escrito, coisa de 30 minutos, é o que deveria ser. Já me deram esse conselho várias vezes só que nunca consegui colocar bem em prática :-(

Essa fase também é difícil para mim porque não gosto muito de fazer auto-promoção. Mas aos poucos estou aprendendo que isso não é bem auto-promoção, mas sim valorizar nossas próprias conquistas. Afinal, porque ficamos super felizes e vestimos a camisa do Inter quando ele foi Campeão Mundial em 2006 e não conseguimos vestir a camiseta das nossas próprias conquistas? (assunto para outro post).

Bom, o que eu queria dizer mesmo é: não faça como eu, não deixe para o último dia a sua avaliação de performance ou as suas compras de Natal. Quando vocês estiverem na fila das lojas Americanas na tarde do dia 24, ou quando o chefe não lembrar daquele super projeto que você fez milagre para que desse certo só que também esqueceu de incluir na auto-avaliação, vocês vão lembrar do que falei...

5 comentários:

  1. Me identifico muito com esse post, pois "informata" que é "informata" deixa TUDO para a última hora...
    :-)
    Ainda estou para conhecer a exceção que confirme a regra!

    ResponderExcluir
  2. essa meritocracia me cheira "marketingcracia".

    é claro que alguns marketings são recompensados justamente, mas outros ...

    é por isso que qnd um trabalho é reconhecido e recompensado sem esse "marketing a mais" é mais gratificante que o normal pra quem recebe!

    ResponderExcluir
  3. Eu compartilho do mesmo mal. Principalmente no que diz respeito a "se vender". Excelente post!

    ResponderExcluir
  4. Essa questão do "marketing pessoal" é muito delicada. Qual é o limiar entre, como eu falei, festejar as próprias conquistas e virar um pavão pedante? Não vou desenvolver muito aqui no comentário. Não sei se vocês concordam, mas acho que isso pode ser assunto para o meu próximo post visto que ainda estamos nesta fase de auto-avaliação.
    A propósito, faltam menos de 4 dias para terminar meu prazo e ainda não fiz minha auto avaliação. Magavilha! :-S

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do urso largadão no gelo. No seu habitat-natural, enquanto ele ainda existe ...

    ResponderExcluir