quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Meu review da temporada 2008

Não sou nenhum expert, mas acompanho F1 desde pequeno, posso dizer que desde 1981. Eu tinha apenas 4 anos, mas sim, tenho lembranças da Brabham azul e branca de Nelson Piquet e ele conquistando o campeonato. Porém, não exija muito mais da minha memória, ela já é ruim por padrão.

Vamos direto ao assunto mais falado no nosso corredor: QUE CAMPEONATO!

Desde o primeiro GP todas as corridas foram muito disputadas como a muito tempo não se via. A corrida final no Brasil foi, com o perdão da falta de imaginação, para fechar com chave de ouro.
Eu não vou fazer aqui um resumo do ano de F1 porque isso aqui não é o especial de final de ano da Globo, mas vou falar minhas impressões sobre esse ano. Aí vão...

Merecido o campeonato para Hamilton e a McLaren (não levou de construtores porém). Como disse o Capelli foi a equipe e o piloto que erraram menos. Hamilton mostrou agressividade quando precisava (as vezes até demais) e mostrou muito mais maturidade que ano passado para saber segurar o resultado quando devia.


Massa
esse campeonato do Massa. Não Galvão, não é massa porque é domingo e domingo é dia de massa(spagheti) nas famílias italianas (sim ele falou isso...). O Massa mostrou que finalmente temos um brasileiro com chances de ser campeão novamente. Porém ano que vem vai ser mais difícil ainda.

Fantástico! aquele GP de Cingapura. Já listei como um dos meus destinos de férias. A intenção de Eclestone é com que todos os GPs da Ásia sejam a noite para respeitar o horário Europeu. Parabéns para ele por essa iniciativa. Estou ancioso para ver como vai ficar o novo circuito de Abu Dhabi que será o último GP de 2009.

Quase surpresa: foi bom ver a BMW e Kubica com condições de disputar a liderança. Só foi uma pena ver a performance cair tão drasticamente nas corridas finais.

Revelação: essa é a segunda temporada dele, com um carro meia-boca, mostrou que tem condições de disputar boas posições, sim, estou falando de Sebastien Vettel. Só espero que na Red Bull a performance dele não piore em vez de melhorar. Ah, parabéns para Gerard Berger também.

Retorno: Alonso e a Renault estão de volta. Começaram o campeonato apagados, brigando por posições intermediárias e raramente fazendo algo de útil no Q3 (terceira fase do dia de classificação). O final do campeonato mostrou que Alonso ainda tem talento e a Renault tem condições de montar um carro competitivo. Já estou ansioso para ver a briga pela temporada 2009.

Decepção 1: Nelsinho Piquet. Sempre fui fã de carteirinha de Piquet pai e eu estava com uma expectativa extretamente grande com relação ao filho, acho que muito por isso fiquei decepcionado com a performance dele. Mas foi a primeira temporada dele, vamos dar uma segunda chance.

Decepção 2: a Ferrari sempre foi um exemplo de como atuar nos boxes e como fazer uma troca de pneus e abastecimento recorde. O que aconteceu esse ano? Quantos erros! Espero que melhore para ano que vem.

Fracasso: mais uma temporada desastrosa da Honda, é incrível como eles não conseguem fazer um carro competitivo. Ficaram disputando as últimas posições com a Force India!!! Horrível!

Vergonha: ele até conseguiu alguns pontos essa temporada e bateu o recorde de número de GPs. Porém, não precisava ter manchado sua (já pífia) trajetória de F1 mendigando por uma posição em qualquer equipe de F1 que lhe dê um carro. Sim, estou falando de Rubinho "Turtle" Barrichelo. Já devia ter parado a muito tempo.

Mandem as suas impressões sobre o campeonato também. Gostaríamos de ouvir a opinião dos leitores também.
Era isso por hoje pessoal.

4 comentários:

  1. F1 não é esporte!

    Pronto. Falei...

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    ResponderExcluir
  2. "não é massa porque é domingo e domingo é dia de massa(spagheti) nas famílias italianas (sim ele falou isso..."

    Hahaha.
    O Galvão Bueno se supera. Será que ele treina?

    ResponderExcluir
  3. É bem possível porque é impossível alguém conseguir dar tanta furada. Mas também não dá para entender como é que botam ele para comentar qualquer tipo de esporte... desde futebol, passando por volêi, atletismo, natação até F1 ?
    É claro que ele não sabe nada de nenhum esporte no final...

    ResponderExcluir